Quem é Pedro Lima Pierre

Eu, Pedro Lima Pierre, sou formado em Arte com habilitação em música pela Universidade Estadual de Minas Gerais e Pedagogia pela UNICSUL. Desde 1996, luto para que as “Cantigas” e as nossas tradicionais “Datas Comemorativas” façam parte do cotidiano de nossas crianças.

A partir deste fato e de pesquisas realizadas sobre Cantigas de Roda é que resolvi desenvolver este projeto. Em Belo Horizonte, onde tudo começou, participei de vários projetos como: Barbichinha (UFMG), Paixão de Ler (SESC) e Oficina de Cantigas de Roda, além de pesquisas musicais folclóricas e apresentações em países como: Portugal, França e Espanha.

Trata-se, portanto, de uma proposta musical didática e de um instrumento lúdico de alfabetização, marcado pelo caráter festivo e pela imensa alegria de brincar aprendendo, de aprender brincando.

Atualmente ministro cursos para educadores e faço apresentações musicais em todo território brasileiro.

Na expectativa de serem alcançados todos os nossos objetivos, desejo-lhes divertidas brincadeiras de roda, e que Deus abençoe a todos.

TRABALHO, PÃO E CULTURA!

PROJETO CANTIGAS DE RODA

A música folclórica é a música que, conservada na memória do povo, foi aceita por este porque se afinou espontaneamente com o seu sentir, pensar, agir e reagir. Nasceu do povo e é para o povo, e este a utiliza porque ele tem destinação certa. Não é subordinada a qualquer teorização, pode ou ter não autor conhecido. A melodia folclórica é fácil de ser aprendida porque é simples e curta.

Ao possibilitar à criança, desde a mais tenra idade, técnicas de expressão através de várias linguagens artísticas, a escola estará permitindo uma articulação que favorece o desenvolvimento biopsicossocial infantil. Estará lhe possibilitando uma sólida formação que favorecerá seu crescimento individual e coletivo, situando-a como um ser social.

Ao conviver com arte e produzir arte, através de uma didática motivadora, a criança é levada a assumir atitudes críticas, reflexivas, curiosas e investigadoras que desenvolvem sua capacidade de intervir, construir e transformar. A arte é um caminho seguro para que o lúdico seja explorado  no trabalho pedagógico, sem desrespeitar a natureza infantil. Enquanto experimenta, a criança constrói seu conhecimento de forma significativa.

A ideia central que sustenta a viabilidade do Projeto Cantigas de Roda é que, depois de uma pesquisa sistemática sobre cantigas e brincadeiras de roda dentro do folclore brasileiro, e do desafio de encontrar novas formas de despertar nas crianças o interesse pelo estudo em geral, verificou-se a necessidade de um novo método de ensino que resgatasse essas canções, e que ao mesmo tempo chegasse para as crianças de forma simples e atraente.

O Projeto Cantigas de Roda constitui de mais de 3 álbuns e um manual das coreografias das músicas, sendo a maioria de domínio público.

Justifica-se a necessidade de execução do Projeto cantigas de Roda, a oportunidade através das mesmas, interagirem-se crianças, folclore, cultura e educação. A criança aprende em contato com os outros, sendo o grupo no qual está inserida, o grande responsável pelas conquistas que realiza.

No bojo das interações sociais, as diferentes linguagens: corporal, musical e cênica, permite aprendizagens cognitivas, afetivas e sociais nas diferentes áreas de conhecimento.

Deixar de cantar ou cantar pouco as canções folclóricas, tem como o resultado o enfraquecimento dos traços culturais e conseqüente fragilidade nos padrões de identidade social.

Assim o Projeto Cantigas de Roda, é amplo em seus objetivos os quais convergem através de ações concretas para que haja não só o resgate das canções, bem como o referencial da criança e o sentido coletivo. Busca sintonizar e inserir a criança em uma parte de sua história.

Para saber sobre os cursos, encontros e oficinas promovidas por Pedro Lima Pierre, acesse a página Apresentações