SOBRE

QUEM SOU EU

Pedro Lima Pierre

Eu, Pedro Lima Pierre, sou formado em Educação Artística com habilitação em Música pela Universidade Estadual de Minas Gerais. Desde 1996, luto para que as "Cantigas" e as nossas tradicionais "Datas Comemorativas" façam parte do cotidiano de nossas crianças.

A partir deste fato e de pesquisas realizadas sobre Cantigas de Roda é que resolvi desenvolver este projeto. Em Belo Horizonte, onde tudo começou, participei de vários projetos como: Barbichinha (UFMG), Paixão de Ler (SESC) e Oficina de Cantigas de Roda, além de pesquisas musicais folclóricas e apresentações em países como: Portugal, França e Espanha.

Trata-se, portanto, de uma proposta musical didática e de um instrumento lúdico de alfabetização, marcado pelo caráter festivo e pela imensa alegria de brincar aprendendo, de aprender brincando.

Atualmente ministro cursos para educadores e faço apresentações musicais em todo território brasileiro.

Na expectativa de serem alcançados todos os nossos objetivos, desejo-lhes divertidas brincadeiras de roda, e que Deus abençoe a todos.

TRABALHO, PÃO E CULTURA!


PROJETO CANTIGAS DE RODA

Cuiabá - MT

A música folclórica é a música que, conservada na memória do povo, foi aceita por este porque se afinou espontaneamente com o seu sentir, pensar, agir e reagir. Nasceu do povo e é para o povo, e este a utiliza porque ele tem destinação certa. Não é subordinada a qualquer teorização, pode ou ter não autor conhecido. A melodia folclórica é fácil de ser aprendida porque é simples e curta.

Ao possibilitar à criança, desde a mais tenra idade, técnicas de expressão através de várias linguagens artísticas, a escola estará permitindo uma articulação que favorece o desenvolvimento biopsicossocial infantil. Estará lhe possibilitando uma sólida formação que favorecerá seu crescimento individual e coletivo, situando-a como um ser social.

Ao conviver com arte e produzir arte, através de uma didática motivadora, a criança é levada a assumir atitudes críticas, reflexivas, curiosas e investigadoras que desenvolvem sua capacidade de intervir, construir e transformar. A arte é um caminho seguro para que o lúdico seja explorado  no trabalho pedagógico, sem desrespeitar a natureza infantil. Enquanto experimenta, a criança constrói seu conhecimento de forma significativa.

A idéia central que sustenta a viabilidade do Projeto Cantigas de Roda é que, depois de uma pesquisa sistemática sobre cantigas e brincadeiras de roda dentro do folclore brasileiro, e do desafio de encontrar novas formas de despertar nas crianças o interesse pelo estudo em geral, verificou-se a necessidade de um novo método de ensino que resgatasse essas canções, e que ao mesmo tempo chegasse para as crianças de forma simples e atraente.

O Projeto Cantigas de Roda constitui de 3 (três) CD´S e um manual das coreografias das músicas, sendo a maioria de domínio público.

Teresina - PI

Justifica-se a necessidade de execução do Projeto cantigas de Roda, a oportunidade através das mesmas, interagirem-se crianças, folclore, cultura e educação. A criança aprende em contato com os outros, sendo o grupo no qual está inserida, o grande responsável pelas conquistas que realiza.

No bojo das interações sociais, as diferentes linguagens: corporal, musical e cênica, permite aprendizagens cognitivas, afetivas e sociais nas diferentes áreas de conhecimento.

Deixar de cantar ou cantar pouco as canções folclóricas, tem como o resultado o enfraquecimento dos traços culturais e conseqüente fragilidade nos padrões de identidade social.

Assim o Projeto Cantigas de Roda, é amplo em seus objetivos os quais convergem através de ações concretas para que haja não só o resgate das canções, bem como o referencial da criança e o sentido coletivo. Busca sintonizar e inserir a criança em uma parte de sua história.

 

Para saber sobre os cursos, encontros e oficinas promovidas por Pedro Lima Pierre, acesse a página APRESENTAÇÕES.

VÍDEOS